Brasilleite.com
 
cenatte
separador

CONSUMO DE LEITE PODE TER BENEFÍCIOS NA PERDA DE PESO

Em um estudo, adultos que consumiram maiores quantidades de lácteos por dia - cerca de 12 onças (aproximadamente 340 gramas) de leite ou 580 miligramas de cálcio dos lácteos - aos seis meses perderam cerca de 5,4 quilos ao final do estudo de dois anos. As pessoas que consumira a menor quantidade de cálcio dos alimentos lácteos - cerca de 150 miligramas de cálcio dos lácteos ou metade de um copo de leite por dia - perderam 3,17 quilos após o período de dois anos. Os maiores níveis de vitamina D no sangue também estiveram relacionados com a perda bem sucedida de peso.
Mais de 300 homens e mulheres com sobrepeso com idade de 40 a 65 anos seguiram uma dieta com baixo teor de gordura e de carboidratos, ou seja, a chamada dieta Mediterrânea. Todos os alimentos foram prontamente disponibilizados na cafeteria do local de trabalho.
Os participantes preencheram questionários sobre o quanto de lácteos (e outros alimentos) eles consumiam. A seção de lácteos compreende 12 alimentos, entre eles, leite desnatado ou integral, leite com chocolate, iogurte, queijos brancos e amarelos, etc. Os pesquisadores também mediram os níveis sanguíneos de vitamina D dos participantes, bem como o índice de massa corpórea (IMC).
"Nosso estudo sugere que a maior ingestão de cálcio e o maior nível de vitamina D (no sangue) estão relacionadas à maior perda de peso induzida pela dieta", concluíram os pesquisadores, liderados por Danit R. Shahar, da Ben-Gurion University of the Negev, em Beer-Sheva, Israel.
Exatamente como os alimentos lácteos ajudam na perda de peso não é totalmente entendido. Existem várias teorias, incluindo a possibilidade de que o consumo de mais cálcio resulte na perda de mais gordura via fezes, disseram os pesquisadores do estudo.
Os participantes com sobrepeso tinham menores níveis sanguíneos de vitamina D quando o estudo começou, mas os níveis aumentaram entre aqueles que perderam mais peso. Quando maior os níveis sanguíneos de vitamina D, maior a perda de peso, mostrou o estudo.
"A baixa vitamina D está associada com ganho de peso e o aumento da vitamina D está parecendo mais e mais capaz de ajudar com a perda de peso", disse o diretor do Programa de Controle de Peso do Hospital Miriam, em Providence, Rhode Island, nos Estados Unidos, Vicent Pera. "Estou mais e mais convencido de que existe alguma coisa sobre a vitamina D que ajuda na regulação do peso. O leite é uma grande fonte de vitamina D e está também tomando o lugar de outros alimentos que são mais ricos e gordura e calorias".
"Esse estudo é parte de um grupo emergente de pesquisa que sugere que o aumento de importantes nutrientes do leite, como cálcio e vitamina D, pode ajudar no controle de peso", disse a professora da área de diabetes de Massapequa, Nova York, Constance Brown-Riggs. "O Guia Dietético para Americanos de 2005 recomenda três copos de leite diariamente e esse estudo fornece aos consumidores outra boa razão para consumir um copo de leite desnatado - especialmente se você está tentando perder peso".
O leite é cheio de importantes vitaminas e nutrientes, disse ela. "É rico em vitamina D, proteína para saciedade e fornece nove nutrientes diferentes, que podem preencher os espaços que podem ser criados quando se corta calorias".
Alguns especialistas em perda de peso, incluindo o diretor e co-fundador do Centro de Pesquisa em Prevenção de Yale, que também é professor associado de saúde pública da Escola de Medicina de Yale, em New Haven, David Katz, pediu cautela na interpretação dessas novas descobertas. "Esse não é um estudo de causa e efeito. Isso pode significar que os lácteos ajudam a perder peso ou pode ser que o que não está sendo comido ajude a perder peso. Por exemplo, uma maior ingestão de lácteos significa menos consumo de refrigerantes".
O efeito da vitamina D visto no estudo pode ser resultado da exposição ao sol, à medida que produzimos essa vitamina quando expostos à luz solar, disse ele. "Talvez, as pessoas que perderam mais peso foram as que gastaram mais tempo caminhando fora de casa".
Katz não vê os lácteos como uma ajuda milagrosa para a perda de peso, mas acha que o produto "pode ser uma escolha muito nutritiva que fornece nutrientes valiosos a um baixo custo em calorias ou nutrientes indesejados, como açúcar adicionar, sódio e gorduras prejudiciais".
O novo estudo teve o apoio do Ministério da Saúde de Israel, do Conselho de Lácteos de Israel, do Serviço Científico de Israel, da Fundação de Pesquisa da Alemanha e da Dr. Robert C. and Veronica Atkins Research Foundation.
thumbs
Em um estudo, adultos que consumiram maiores quantidades
de lácteos por dia - cerca de 12 onças (aproximadamente 340 gramas) de leite ou 580 miligramas de cálcio dos lácteos - aos seis meses perderam cerca de 5,4 quilos ao final do estudo de dois anos.
 

Receitas com leite podem atuar no combate à alergia, diz estudo

Receitas com leite cozido podem ajudar crianças a superar alergia ao leite de vaca.

 

Leite: Alergia ou Intolerância?

Leite: Alergia ou Intolerância?
Ser Saudável mostra como pessoas com restrições ao leite precisam mudar os hábitos alimentares para não perder nutrientes ricos como o cálcio. Especialistas esclarecem as diferenças e as dúvidas entre intolerância à lactose e alergia à proteína do leite.
A queixa mais frequente de quem tem um desses distúrbios é um forte mal-estar após a ingestão de leite ou seus derivados. Foi o que aconteceu com a família da cineasta, Lisiane Cohen. Durante a amamentação dos dois filhos, ela descobriu que as crianças tinham alergia à proteína do leite. Para continuar amamentando os filhos, Lisiane precisou mudar radicalmente a sua alimentação, eliminando da dieta todos os alimentos com a proteína do leite na composição. O programa irá mostrar também a história da médica, Juliana Vier Paz, 36 anos, que descobriu que tem intolerância à lactose. Depois do diagnóstico, ela também precisou readequar sua alimentação e evitar o leite e seus derivados. Como o leite é rico em cálcio, mineral necessário para a saúde, o programa irá mostrar algumas alternativas que podem substituir esse alimento, além de dicas sobre os efeitos causados pelo problema.
Os médicos e apresentadores do programa, Enrique Barros e Lívia Hartmann, conversam sobre o assunto com a pediatra Cristina Targa Ferreira, membro do Departamento Científico de Gastroenterologia da Sociedade Brasileira e médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Apresentação Enrique Barros e Lívia Hartmann
Direção geral Daniel Pedroso
Coprodução TV Brasil e UNISINOS
Ser Saudável mostra como pessoas com restrições ao leite precisam mudar os hábitos alimentares para não perder nutrientes ricos como o cálcio.
 

Bebida láctea também ajuda a retardar o envelhecimento

O iogurt é ótimo para aqueles que querem uma refeição rápida, fácil e nutritiva.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 Próximo > Fim >>

Página 1 de 8

 

assinatura2
 
queimadas

 
© Brasilleite 2011 - Desenvolvimento: Cristiano Carvalho