O hábito de bebê-lo é essencial para assegurar o bom funcionamento do organismo em qualquer idade.
Conheça bons motivos para incluir a bebida no cardápio e desfrutar de uma longa vida. Para as crianças, o leite é uma espécie de super-herói. Muito ingerida durante a infância, esta bebida é a principal responsável por nutrir o corpo dos pequenos. Com o tempo, no entanto, o hábito que vem de berço acaba esquecido pela maioria da população. Nem mesmo no Brasil, paÃs que figura entre os maiores produtores de leite do mundo, a realidade é diferente. De acordo com uma pesquisa realizada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), os brasileiros tomam cerca de 140 litros de leite por ano, 30% menos do que a quantidade considerada ideal.
Ao contrário do que se imagina, a estatÃstica revela que estamos abrindo mão não apenas do cálcio, o principal componente do leite, mas também de outros nutrientes importantes para a saúde. Para começar, por ser de origem animal, o alimento é fonte de proteÃnas essenciais a inúmeras funções do organismo, como a construção e reparação de músculos, colágeno, enzimas e células do sistema de defesa. Além disso, o leite contém vitaminas do complexo B (importantes para que o organismo consiga extrair energia dos nutrientes), e vitaminas A e D, presentes principalmente na versão integral, já que são associadas à gordura do alimento.
Especialistas recomendam a ingestão de três a quatro porções de leite e derivados por dia, sendo uma porção equivalente a um copo de leite ou uma fatia de queijo.
"A vitamina A auxilia na proteção da pele, atua como antioxidante e desempenha importante papel na função da retina, do sistema imunológico e do desenvolvimento ósseo", diz o nutricionista Murilo Dáttilo, do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp/EPM). "A vitamina D atua na absorção do cálcio", completa.
Vale lembrar que o leite também é fonte de gorduras insaturadas - aquelas que fazem bem ao organismo. "Em média, o alimento [integral] apresenta cerca de 4% de gordura na composição, principalmente as do tipo ômega-6", afirma a nutricionista Renata Gonçalves, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Por essas e outras é que o leite tornou-se essencial para quem, literalmente, quer deixar de ser café com leite na hora de cuidar da própria saúde. A seguir, veja outros seis bons motivos para incluÃ-lo no cardápio.
Â
Fonte: Revista Vida Natural






